CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
UNIDADE: IV
FORMADORA: Katia
ALUNO: Maxwell Mendes Moraes
Atividade - Conceito de Currículo e processo de integração de tecnologias ao currículo
- O que é Currículo?
Segundo Design educacional(2008), o currículo é constituído na ação com a intenção explicita de favorecer ao aluno a aprendizagem significativa em um processo dialógico, que trabalha com o conhecimento em rede numa abordagem construtiva e sócio-enteracionista que se desenvolve com a mediatização das tecnologias, abarca as dimensões tecnológicas, pedagógicas , sócio-históricas , cognitivas e afetivas e considera a importância de interagir diferentes tecnologias das mais convencionais à tecnologia digital, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais.
- Quais as contribuições da tecnologia ao desenvolvimento do currículo?
A integração entre currículo e tecnologia potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, em como entendemos que a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia.
- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
O sucesso da integração das TIC na escola deve passar por uma estratégia de amplo alcance, cujas linhas de orientação devem assentar em três vetores:
a) devem aparecer integrados no contexto do projeto curricular;
b) o uso pedagógico exige uma convergência de pontos de vista entre o conhecimento pedagógico disponível e o pensamento do professor;
c) devem inserir-se num política de renovação pedagógica da escola.
- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
A mediação do professor é fundamental no desenvolvimento dos projetos, pois, ao mesmo tempo que o aluno reconhece sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a presença do professor, que ouve, questiona e orienta, visando propiciar a construção de conhecimento do aluno. A mediação implica a criação de situações de aprendizagem que permitam ao aluno fazer regulações , uma vez que os conteúdos envolvidos no projeto precisam ser sistematizados para que os alunos possam formalizar os conhecimentos colocados em ação. O trabalho por projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim com a integração de varias mídias e recursos, os quais permitem ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.Do ponto de vista de aprendizagem no trabalho por projeto, Prado(2001) destaca a possibilidade de o aluno recontextualizar aquilo que aprendeu, bem como estabelecer relações significativas entre conhecimentos. Nesse processo o aluno pode ressignificar os conceitos e as estratégias utilizadas na solução do problema de investigação que originou o projeto e, com isso, ampliar seu universo de aprendizagem.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
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