terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Planejando uma Atividade com Hipertexto

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
UNIDADE: II
FORMADORA: Katia
ALUNO: MAXWEEL MENDES MORAES
ATIVIDADE: 4 – Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

Dados de Identificação:
Escola:CENTRO EDUCACIONAL MANOEL MUNIZ DE OLIVEIRAA
Área(s) do Conhecimento:SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, BIOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA
Série: 2º ANO DE FORMAÇÃO GERAL Turma:A E B
Professor responsável:MAXWELL M. MORAES
Duração:4 AULAS

Objetivo Geral:COMPREENDER A REALIDADE BRASILEIRA PARTINDO DA VERIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Objetivos Específicos:ANALIASAR DADOS RELACIONADOS A PROBLEMAS AMBIENTAIS E AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO PARA POSICIONAR-SE CRITICAMENTE:
DESENVOLVER COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS ASSOCIADAS À ARGUMENTAÇÃO: “LIVRE É O ESTADO DAQUELE QUE TEM LIBERDADE.” E A CITAÇÃO DE Cecília Meirelles: “ Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”


Conhecimentos prévios:FAZER UMA RETROSPECTIVA DE VIDA DOS MORADORES DE BARRA DO ROCHA.


Conteúdos Associados (Conceituais, Atitudinais e Procedimentais):
DESIGUALDADA SOCIAL- Exclusão Social X Capitalismo,Tipos de Poluíção que prejudicam o meio ambiente,Como preservar o meio ambiente,

Desenvolvimento:Assistir o Filme Ilha das Flores:
. slide o Bicho Homem”Albert Araújo”
Editor de Texto :
Construir um Blog
Etapas das atividades:
1-Clique nesse Link:
HTTP://www.portacurtas.com.br/filme.asp?Cod=647
Para encontrar o filme:
2- Observe atentamente a ficha completa do filme e em seguida clique no botãozinho vermelho à sua esquerda para assistir o filme;
3-Você percebeu o que se passa entre a fala do expositor e as imagens, percebeu a ironia? Percebeu que a repetição das imagens coloca reforça a condição( o lugar que cada um ocupa na sociedade exclusivista e segregacionista em que vivemos?
4- Se precisar retorne ao filme mais uma vez;
5- Esse filme reflete o contexto social em 1989. O que mudou nesse contexto nos 20 anos que separa esses dois momentos?
6- O que podemos fazer para que daqui a 20 anos esse cenário atual tenha superado essa segregação social?
7- Agora , assista o slide o Bicho Homem “ Albert Araújo” no Link:
HTTP://www.albertaraújo.recantodas letras.com.br/ebooks.php;
AÇÃO CONCRETA: fazer algumas visitas de solidariedade na comunidade, para conhecer a realidade de famílias carentes, e promover um movimento para angariar agasalhos e alimentos e distribuir com essas famílias .
Desenvolver habilidades e competências tais quais:
Possam Ler e interpretar informações , seus significados para compreender o que se passa a sua volta:
Conhecer a informática por meio de processo educativo para poder desfrutar das possibilidades que a internet proporciona;
Desenvolver a capacidade de reflexão e criticidade.


Recursos:Computador e a Internet

Avaliação:Elaborar um texto conforme suas impressões sobre desigualdade social, a partir desse momento de estudo e postá-lo no Blog.

Referência:HTTP://WWW.portacurtas.com.br/filme.asp?Cod=647
Slide Bicho-Homem- HTTP://www.albertaraujo.recantodasletras.com.br/ebooks.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário